domingo, 12 de maio de 2013

Mães: Flores Vivas em Nós!

Minha mãe: Esraide Gral Segatti -In Memoriam

Olá! Primeiramente, obrigada por ler meus textos.
Esse texto escrevi especialmente para os filhos que não têm mais as suas amadas mães por perto como é o meu caso e também para os filhos que estão com suas mães alegrando-se nesse dia das mães. Que Deus nos abençoe todos. Rachel  



É verdade que é maravilhoso quando oferecemos flores às pessoas, enquanto elas estão perto de nós, enquanto elas estão vivas e mais ainda, quando as flores vêm acompanhadas de "um abraço, um beijo, um aperto de mãos ou um passeio". 

Porém, existe o hábito de levar flores aos túmulos dos queridos que já se foram e hoje entendo que haja um motivo, que pode ser diferente para uns e outros.

Minha mãe Dona Esraide gostava muito de visitar  túmulo de minha avó Dona Ana e ela sempre me convidava para ir com ela.

Confesso que eu não gostava muito e se eu fui alguma vez, não me recordo... 

Talvez por rebeldia mesmo, quando adolescente eu não compreendia aquele gesto, uma vez que as flores não seriam entregues à minha avó, que não estava mais viva.

Foram inúmeras as vezes que minha mãe me chamou para ir ao cemitério com ela. E inúmeras às vezes que ela mencionou o fato de ter ido ao cemitério e ter visitado o túmulo de meu pai e de muitas outras pessoas conhecidas dela. rsrs Minha mãe tinha muitos "conhecidos"... 

Entreguei algumas flores à minha mãe enquanto ela estava viva. Entreguei outros presentes também, pois sempre achei que flores não eram presentes úteis e que morreriam logo e, a lembrança se perderia.

Hoje, dia das mães 2013, dia em que minha mãe não estará ao meu lado para que eu lhe entregue uma flor, uma roupa, um perfume, seja lá o que for, entendo o sentido das flores que as pessoas levam aos túmulos de seus amados da seguinte maneira:

As flores, representam a lembrança de nossos amados estarem sempre vivos em nós, de não nos esquecermos deles, e tenho certeza de que essa era a lição que minha mãe estava me fazendo entender, ao me convidar a entregar uma flor, não aos que já se foram, mas à mim mesma, fazendo-me lembrar de nossos parentes. Ela não queria que eu me esquecesse dela. Ela queria ter a certeza de que eu não me esqueceria dela.

Mas como é que esse tipo de dúvida pode existir no coração de uma mãe?  Na minha opinião quando nós, seus filhos, as desrespeitamos, deixamos de conversar com elas, de ajudá-las em suas necessidades e amá-las como elas merecem. 

Faço questão de ir ao túmulo de minha mãe levar flores pra mim mesma. Isso mesmo! Flores que me farão parar alguns instantes e me lembrar de nossos momentos felizes juntas.

Assim como "no primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres levaram ao sepulcro as especiarias aromáticas que haviam preparado" Lucas 24:01 Sei que eu também encontrarei a "pedra removida" Lucas 24:02 e ficarei com minhas flores em mãos, pois minha mãe não estará mais lá. Ela estará com Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos convida a crer na ressurreição e na vida eterna. O que poderei fazer é manter viva a flor de sua amizade e carinho dentro de mim.



Feliz dia das mães para as mães que estão vivas ao lado de seus filhos!
Feliz dia das Flores Vivas em nós para os filhos que guardam suas FLORES no coração!



2 comentários:


  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o se

    ResponderExcluir